A Dibel

CONSTRUINDO E CONCRETIZANDO SONHOS

Pelos idos de 1976 a reabilitação fazia parte de círculos restritos a algumas entidades beneficentes e a grupos de pais de crianças portadoras de necessidades especiais que se juntavam para conseguir direcionar tratamentos e escola para seus filhos, a maioria localizada na zona sul de São Paulo. A região de São Miguel sequer tinha psicólogo !!!

Foi então que, da vontade e disponibilidade de duas fonoaudiólogas recém-formadas, surgiu a Dibel. Alugando uma sala na Avenida Marechal Tito, em 01/02/1977, Isabel e Odília iniciaram o atendimento em fonoaudiologia e começaram a dar forma no que é hoje a Dibel.

Sempre alicerçadas pela rígida cultura dos imigrantes japoneses e italianos, Isabel e Odília construíram não só uma clínica, mas também uma filosofia de trabalho na área da reabilitação, além de promover novas e reais possibilidades de crescimento desta área, permitindo à região de São Miguel Paulista e todos os seus arredores, ter acesso a atendimentos de qualidade, por um custo menor e mais próximos de sua residência.

Após dois anos, com a ajuda da família, foi comprado o imóvel da Rua José Aldo Piassi – uma casa pequena. Durante os anos seguintes, a Dibel passou a ser mais conhecida na região pelo atendimento fonoaudiológico, podendo iniciar a construção do imóvel da José Aldo Piassi, com término em dezembro/83. Com o espaço bastante ampliado e salas mais agradáveis aos profissionais e clientes, a Dibel sentiu a necessidade de ampliar também os atendimentos. Foram criados os setores de Fisioterapia e, logo a seguir, o de Psicologia. A partir de 1984 começaram a surgir os primeiros convênios e os atendimentos multidisciplinares ganharam força.

No início de 1989, devido à solicitação constante dos clientes, foi implantada a escola para as “crianças especiais” e surgia a Alternativa, precursora do hoje chamado Grupo Pedagógico, que atende, na área pedagógica, os portadores de necessidades especiais. Nesse mesmo ano, passou a atender também em Terapia Ocupacional e, no ano seguinte, 1990, começaram os tratamentos em Psicopedagogia.

A Dibel, como resultado de seu trabalho qualificado e de sua organização, continuou crescendo e as instalações não comportavam mais os clientes. Em 1991 houve a compra do terreno da Rua Evangelina Ferreira Destro, que permitia, em termos de espaço físico, a implantação de um centro de reabilitação completo. Nesse mesmo ano começou a grande maratona de Isabel e Odilia, que durou sete anos. Foram elaboradas as plantas e foi dado início à construção do prédio – um projeto bastante arrojado. Com o auxílio das famílias, com o período favorável de crescimento e valorização da moeda e com a dedicação incondicional de Isabel e Odília, em março de 1998 foi inaugurado o Centro de Reabilitação para Portadores de Distúrbio Global do Desenvolvimento. A piscina terapêutica, os amplos espaços, as rampas de acesso, o auditório, as novas instalações para o Grupo Pedagógico, foram as grandes novidades da Dibel. Após 19 anos de um lindo trabalho, em 2008 o Grupo Pedagógico encerrou as suas atividades.

Seguindo sua meta de transformação e crescimento, a Dibel incentivou em 2002, através de um grupo de profissionais, a criação do CEDEP (Centro de Estudos e Desenvolvimento Profissional), destinado a organizar eventos, cursos, palestras, voltados para o aperfeiçoamento de técnicas de atendimento, e que foi atuante até 2007, e em 2005, a implantação do Manual Institucional de Condutas Éticas da Dibel.

Hoje a Dibel – Reabilitação Humana, é uma referência para clínicas e instituições dedicadas à reabilitação, além de ser uma grande escola para profissionais e clientes, que aqui buscam a possibilidade de uma maior qualidade e aperfeiçoamento de vida. A Dibel é, para seus clientes e pacientes, a possibilidade de ter atendimentos dignos, com técnicas modernas e com o enfrentamento das dificuldades, por maiores que sejam, de maneira clara, direta e humana, respeitando as condições e limites de cada um.